Porta alfinetes


Outra das "artes" que ando a explorar é a Costura.

Não tenho experiência nenhuma além de umas baínhas em panos de pó, costuras descosidas e outros pequenos arranjos e ligeiras adaptações de restos de panos.

A minha máquina de costura é daquela marca mais conhecida, comprada numa promoção e o modelo mais básico que há, mas muito eficaz e excelente para as minhas necessidades de principiante!

Para começar decidi fazer um porta-alfinetes: escolhi o tecido e com um papel fiz um molde de um gomo; passei várias vezes para o avesso do tecido, cortei, alinhavei e cosi as várias peças de tecido deixando uma das extremidades abertas. Virei a peça do direito do tecido, coloquei o enchimento e cosi a abertura. Para terminar, coloquei um "fuxico" num tecido diferente e apliquei missangas brancas...

O aspecto é interessante e serve perfeitamente o fim a que se destina!

Justificação...

Tenho muita pena em dizer que afinal não estou a participar no desafio "Pay it Forward"...
é verdade que o publiquei aqui no blog, é verdade que até já tem um comentário, mas o que também é verdade é que não fui um dos 3 primeiros comentários ao post no blog krio-linha como inicialmente pensei... com a opção de não publicar directamente os comentários no blog, não deu para perceber que não seria seleccionada.
Fica aqui a rectificação e o aviso de que apenas o 1ºcomentário ao meu post irá, na mesma, receber um mimo meu!

Pay it Forward


A Tânia (http://krio-linha.blogspot.com/) desafiou-me a participar neste Pay it Forward. Aceitei o desafio e agora cabe-me continuar a corrente. Segundo as regras deste desafio, as primeiras 3 pessoas a deixarem um comentário neste post, receberão um miminho meu se colocarem também este desafio nos respectivos blogs. Assim, fico a espera dos 3 primeiros comentários para mandar os presentinhos. Deixem o vosso e-mail no comentário para posterior contacto (pedido de endereço aos 3 primeiros para envio do presentinho).Boa sorte a todos!

Mais restos de lãs...




Estas são algumas das peças que me foram oferecidas por uma Senhora com mais de 80 anos e que tem umas mãos de fada (mais tarde irei relamente mostrar porquê!...).

É um tapete/passadeira feito em tricô com restos de lãs que sobram de fazer meias. O trabalho ficou encorpado e com peso suficiente para não escorregar quando se pisa. Gosto de os usar na casa de banho (adoro andar descalça!).

Os quadradinhos são feitos da mesma forma e podem ter os mais variados destinos: luvas de banho, pegas de cozinha ou qualquer outra finalidade que a imaginação permitir...

É mais uma opção para utilizar aqueles restos de lãs que não se usam para mais nada!

Arraiolos!



























Este é mais um daqueles trabalhos que fiz há anos (há mais de 20) e que me tem acompanhado sempre de um lado para o outro, mas que ultimamente não o via a não ser de um modo "mecânico"!

Eu explico: preparo o quarto de hóspedes, tudo arrumadinho, optimo! Falta qualquer coisa em cima da cama?!... Ah, é a almofada de arraiolos!

Hoje consegui olhar para ela e voltar a ver e a recordar um belo trabalho que fiz no ínicio da minha adolescência!
A combinação de cores não é das mais bonitas, mas na época eram as cores disponíveis!
Tem um pequeno erro... será que dá para ver qual é?

Para saber mais sobre como fazer o ponto de Arraiolos, espreite o Sub-blogue do tapete, não é actualizado há algum tempo, mas tem as dicas todas que são preciosas para começar!

Manta/coberta

Com a participação no projecto solidário, acabei de por me recordar de uma manta coberta que fiz à mais de 12 anos com os restos de lãs de toda a família...

Na época foi um desafio!... principalmente pelo tamanho (2X2,5m)... é muito grande!

A receita é simples: começar com correntinha da largura pretendida e fazer ponto alto até ao fim. Terminar com ponto baixo a toda a volta...

Entretanto...



Entre os quadrados do projecto de solidariedade e outros "projectos" lá consegui fazer mais um tercinho e um crucifixo. São para colocar num oratório que acabou de chegar da casa dos meus pais e que me tinha sido oferecido há já alguns anos... ainda falta terminar de o embelezar por dentro para ganhar mais cor, mas estas peças já vão ajudando a compor... apesar que numa "peça" destas o trabalho nunca está acabado para mim... coloco sempre mais uma pagela e uma lembrançinha da Páscoa e mais outra... um dia destes coloco aqui uma foto do conjunto!
Entretanto!... Entretanto as fotos não ficaram muito nítidas!!!...

Projecto de solidariedade!


Nos últimos dias tenho dedicado algum do meu tempo livre a um projecto de solidariedade para a angariação de mantas ... Estes são os quadrados que já consegui fazer!
Para mais informações ou para colaborar visite: http://pojectosolidariedade.blogspot.com/